domingo, 15 de agosto de 2010

Dias se passaram, aquela senhora deixou um recado com a secretária que não poderia ir mais as sessões, pois começaria outro tratamento em outra cidade. E como a cidade que morávamos era pequena minha amiga a encontrou e ela disse que havia feito os exames, havia sido confirmado câncer de mama e faria o tratamento e a cirurgia necessários. Minha amiga ainda completou que a senhora não parava de dizer que acreditava em Nossa Senhora e que tudo daria certo. Essa minha amiga, sabendo que eu era católica me perguntou: “o que vc acha disso?” E eu respondi: “ a cirurgia vai dar certo, vai saber, acho que é isso que ela deve falar.”

Semanas depois, no fim do dia, eu estava terminando os relatórios dos pacientes enquanto deixava um paciente paraplégico nadar um pouquinho depois da terapia. Era algo proibido pela supervisão, mas contei a história p secretária e eu sempre combinava com ela para não deixar ninguém entrar na sala da hidroterapia e se minha supervisora perguntasse era para dizer que eu estava organizando o local, algo que não era mentira. Chamava a acompanhante do paciente para ficar lá vendo o paciente nadar, via que era o único prazer dele, ele se sentia “vivo” e saia todo feliz.

Neste dia minha amiga abriu a porta e disse: “Vem aqui fora, preciso falar com vc, é serio!” Eu continuei sossegada lá, mas ela entrou e disse: “ Fá, lembra daquela senhora do câncer de mama que é da ortopedia? Então, ela está na recepção e disse que quer que vc veja algo. Ela disse que esta curada”. Com ar de ironia, pois pensei em diagnóstico errado, eu disse: “ tá bom eu acredito, outro dia falo com ela, tô ocupada aqui.”

Depois veio a secretária e disse: “tem uma senhora lá fora e disse que não vai embora antes de falar com vc, por favor Fabiana de um jeito e vem logo, a sua supervisora ta falando com ela e viria aqui lhe chamar, eu larguei tudo o que estava fazendo e falei que lhe chamaria. Senão vc sabe, né? Não me arrume problemas tire aquela senhora de lá!”

Na situação que me encontrava, falei com o paciente e sua acompanhante que entenderam e se despediram e eu fui lá ver a senhora. A senhora estava sentada com um monte de exames nas mãos. Chamamo-la para uma sala e lá ela foi contar sua história, disse que não havia feito a cirurgia pq estava curada. E começou a me mostrar os exames. Enquanto eu olhava aquelas imagens, minha amiga e a supervisora conversavam com ela. Nas primeiras imagens via-se o tumor bem delimitado, uma outra imagem via-se no local do tumor um triangulo com algo em cima, nas ultimas imagens não via nada, absolutamente nada.

Eu achei estranhíssimo, tanto que virei àqueles exames de todos os jeitos que podia, verifiquei data por data para ver direitinho qual foi tirado primeiro. Analisei tudo e depois fui até outro professor (exames complementares) para ver comigo, ela me mostrou os relatórios dos exames também. Os primeiros confirmavam câncer de mama, ela tinha até a carterinha com o dia marcado para começar o tratamento e possível cirurgia. Foi inacreditável.

Acho que ela percebeu que eu olhava minuciosamente cada detalhe e pediu para que eu a apalpasse novamente, pois eu sabia o que havia apalpado antes. Eu me recusei dizendo: “Não precisa, dá pra ver por aqui”, porém ela insistiu. É... foi inacreditável!

O que me deixou mais surpresa foi aquele triangulo com uma marca na ponta superior. Era uma densidade diferente, algo que parecia “ar”. Como um “circulo” podia virar um “triangulo”? e bem delimitado?!

Lembro-me que fiquei olhando aquela imagem do “triângulo” comparando-a com a do “circulo” num canto da sala enquanto ela conversava com minhas amigas (as duas que moravam comigo) e uma professora, ouvi a senhora dizendo a minha amiga baixinho: “ Ela não acredita em Nossa Senhora? Foi Nossa Senhora e foi Nossa Senhora Aparecida.” Minha amiga respondeu: “ claro que ela acredita, ela é católica!”

Quando ficamos sós, minha amiga me disse: “o que vc tem? você não acredita em milagres de Nossa Senhora, não é? E a imagem parece muito a de NS de Aparecida mesmo! Ela me disse que vai levar os exames para um bispo de Aparecida. Sabe que até a Rê acreditou? (nossa outra amiga protestante e que havia entrado na sala). Engraçado ela que é protestante acreditou e ponto, mas você ficou horas olhando aqueles exames, tá na cara aquilo, até os professores acreditaram, ela disse que os médicos do HC ficaram assustados. É Fá, eu não duvido destas coisas não, vai saber a fé que aquela mulher tem, deve ser por isso que ela insistiu que você visse, quando eu disse para ela que você havia falado que você acreditava e falei para ela ir embora que outro dia você falaria com ela pq vc estava ocupada ela ficou inquieta e disse que só sairia de lá depois de falar com vc. Achei estranho pq você só havia falado com ela aquele dia, mas vai saber...”

Muita coisa passou pela minha cabeça aqueles dias, era algo tão real e algo tão inacreditável ao mesmo tempo. Respondia aquela questão, que eram questões e eu resumia em uma só, respondia com detalhes incríveis.

Hoje, entendo perfeitamente o que aconteceu e a única coisa que ouso em dizer é: Bendita és tu entre as mulheres!

Nenhum comentário:

Postar um comentário